José Rui Teixeira tem colaborado com centros de investigação, cátedras e institutos em Portugal, Espanha, França, Itália, Argentina, Brasil e Chile, integrando projetos, pronunciando conferências e publicando uma ensaística que coloca em diálogo as suas áreas de formação e interesse científico: teologia, filosofia, literatura e arte, antropologia e história da cultura e das religiões.
Projetos
MEMORIAL surgiu em 2006, em torno da vida e da obra de Guilherme de Faria. Dedica-se à recuperação, identificação e transcrição de documentos do espólio do poeta, assim como à reedição e divulgação da sua poesia. A partir de 2013, o projeto foi integrando outros poetas, entre os quais se destacam António Nobre, Teixeira de Pascoaes, José Duro, José Bruges d’Oliveira, António Hartwich Nunes e António Pedro. Em 2021, MEMORIAL foi integrado no projeto editorial Officium Lectionis.
TEOTOPIAS surgiu em 2019, com o propósito de desenvolver projetos no âmbito das intersecções da literatura e da teologia. Organiza um colóquio bienal na UCP Porto, em parceria com a Cátedra Poesia e Transcendência e outras instituições de natureza académica e cultural; coordena/promove edições no âmbito das hermenêuticas do religioso nos espaços literários; estuda e divulga obras e autores que se situam interrogativamente diante da transcendência, nas suas múltiplas expressões.
FURUSATO é um projeto que nasceu em 2023, com o propósito de estudar as relações semiológicas e interculturais entre Portugal e o Japão, documentando e refletindo sobre as áreas de interseção, de encontro e de coabitação entre a literatura e a arte, a teologia e a história das religiões, a filosofia e a antropologia cultural, e interrogando os processos de representação e significação da cultura japonesa e do japonismo nas circunstâncias endógenas e exógenas das construções antropológicas e literárias.