José Rui Teixeira é professor do Colégio Luso-Francês desde 2000-01, onde leciona Filosofia, Antropologia e Educação Moral e Religiosa Católica. Desenvolve vários projetos, entre os quais se destacam Congaudeant [projeto no âmbito dos Caminhos de Santiago], Urbi et Orbi [visita de estudo anual a Roma] e o Curso de Verão Estética e Transcendência [na Facultat de Filosofia da Universitat Ramon Llull, em Barcelona, em parceria com a Cátedra Poesia e Transcendência da Universidade Católica Portuguesa].
Em setembro de 2014 assumiu a direção pedagógica do Colégio Luso-Francês e integrou o Núcleo de Coordenação dos Colégios das Irmãs Franciscanas Missionárias de Nossa Senhora, órgão designado Conselho de Coordenação desde 2017.
Desde então, entre muitas outras iniciativas, destacam-se a aposta num paradigma de educação personalista e a redação de um novo Projeto Educativo, de um Código de Conduta Deontológica e de um Ideário para os Colégios das Franciscanas Missionárias de Nossa Senhora. Destaca-se ainda o investimento nos processos de comunicação e na renovação da imagem e do website www.lusofrances.pt, assim como em parcerias pedagógico-científicas nacionais e internacionais. Durante estes anos, o Colégio Luso-Francês manteve-se entre as escolas com o melhor desempenho nos exames nacionais e iniciou um profundo processo de requalificação material.

No Centro Regional do Porto da Universidade Católica Portuguesa, entre os anos letivos 2010-11 e 2014-15, foi docente da Escola das Artes, onde lecionou disciplinas nas áreas da História da Cultura e da Arte, Humanismo Cristão, Cultura Portuguesa, Literatura e Filosofia.
Entre outras experiências de docência na Universidade Católica Portuguesa: na Faculdade de Teologia, lecionou cursos creditados na área da Filosofia, no âmbito da Formação Contínua de Professores de Educação Moral e Religiosa Católica; na Escola Superior de Biotecnologia; no Instituto de Ciências da Saúde e na Escola de Enfermagem; e no Programa Universitário Mais Saber [50+] – Artes, Culturas e Humanismo.

Foi docente de Filosofia no Colégio de Ermesinde [nos anos letivos 2012-13 e 2013-14]; de Desenvolvimento Pessoal e Humanismo Cristão na Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti [no ano letivo 2009-10]; e de Educação Moral e Religiosa Católica na Escola Básica 2, 3 de Valongo [ano letivo 1999-00].

Entre 2007 e 2011, coordenou a equipa de redação dos manuais de Educação Moral e Religiosa Católica – Alicerces – para o Ensino Secundário, do Secretariado Nacional de Educação Cristã. Escreveu duas unidades letivas: Um sentido para a vida [UL 6] e Arte cristã [UL 10].

No ano letivo de 2006-07, cursou Habilitações Pedagógicas Complementares no Centro Regional do Porto da Universidade Católica Portuguesa.