José Rui Teixeira dedica-se fundamentalmente ao estudo de temas e autores no âmbito da História da Cultura e da Literatura portuguesa e ibero-americana: intercontextualidades e intertextualidades, do romantismo aos nossos dias.
Interessa-se ainda por temáticas no âmbito da Teologia, Filosofia, História da Cultura e da Arte, do Humanismo Cristão, da Poesia portuguesa contemporânea e das relações entre Poesia e Transcendência, temáticas sobre as quais tem pronunciado conferências e comunicações, e escrito e publicado vários ensaios.


PROJETOS


MEMORIAL
O projeto MEMORIAL surgiu em 2006, em torno da vida e da obra de Guilherme de Faria. Desde então, dedica-se à recuperação, identificação e transcrição de documentos do espólio do poeta, assim como à reedição e divulgação da sua poesia. A partir de 2013, o projeto foi integrando outros poetas, estendendo o seu contexto histórico-cultural e literário, e [re]centrando-se no estudo da vida e obra de autores cuja memória foi esmaecendo, entre os quais se destacam os portugueses António Sardinha, José Bruges d’Oliveira, António Hartwich Nunes e António Pedro, o venezuelano José Antonio Ramos Sucre e a chilena Teresa Wilms Montt. Em parceria com a Cosmorama Edições, está a ser organizado um plano de edições das obras poéticas destes autores.

TEOTOPIAS
O projeto TEOTOPIAS nasceu em 2019, como uma comunidade informal de investigadores/autores que se dedicam ao estudo dos “lugares” em que a Literatura e a Teologia coexistem e dialogam, num amplexo que convoca as Artes e as Ciências Humanas. O projeto TEOTOPIAS promove investigação no âmbito das intersecções da Literatura e da Teologia, em parceria com unidades académicas e centros de investigação portugueses e estrangeiros; organiza um colóquio bienal no Centro Regional do Porto da UCP; em parceria com a Cosmorama Edições, coordena uma biblioteca/coleção de ensaios e uma revista no âmbito das hermenêuticas do religioso nos espaços literários; estuda e divulga a obra de autores que se situam interrogativamente diante da transcendência nas suas múltiplas expressões.

PENINSULARES
O projeto PENINSULARES surge em 2020, de uma parceria entre quatro Cátedras: Poesia e Transcendência | Sophia de Mello Breyner Andresen [Universidade Católica Portuguesa — Porto], José Saramago [Universitat Autònoma de Barcelona], Mário Cesariny [Universitat de les Illes Balears — Palma de Maiorca] e José Saramago [Università degli Studi Roma Tre], com o objetivo de desenvolver linhas de investigação no âmbito da cultura portuguesa e da literatura comparada, particularmente em contextos de diáspora e de diálogo intercultural.


INVESTIGAÇÃO INTEGRADA


DOUTORAMENTO
Entre 2007 e 2012: doutoramento em Literaturas e Culturas Românicas na Faculdade de Letras da Universidade do Porto: “Vida e Obra de Guilherme de Faria. Os versos de luz por escrever”, sob orientação de Maria João Reynaud, na condição de bolseiro da FCT e de investigador do Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória [FLUP] e do Centro de Estudos do Pensamento Português [UCP Porto].

PÓS-DOUTORAMENTOS
Entre 2015 e 2016: pós-doutoramento na Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Católica Portuguesa [Braga]: “Acerca do desterro. Hermenêutica literária e arqueologia cultural”, sob orientação de João Manuel Duque e Mário Garcia.
Entre 2018 e 2020: pós-doutoramento na Facultad de Filología da Universidad de Salamanca [Departamento de Literatura Española e Hispanoamericana, Cátedra José Antonio Ramos Sucre]: “José Antonio Ramos Sucre: o poeta insone”, sob orientação de Carmen Ruiz Barrionuevo, conducente à edição de ‘Insónia’, antologia da poesia de Ramos Sucre.

No âmbito da colaboração com o Instituto de Pensamiento Iberoamericano [Universidad Pontificia de Salamanca], desenvolveu três projetos: “Poetas-filósofos ou filósofos-poetas? Disforia histórico-cultural no contexto português: entre Antero de Quental e Teixeira de Pascoaes” [O tema do Homem na literatura hispano-portuguesa contemporânea, 2014]; “Fronteiras invisíveis. Manuel Laranjeira e Miguel de Unamuno: sobre o desterro e a vertigem suicidária na cultura portuguesa” [Poesia e Filosofia de Fronteira: diálogos e intertextualidades, 2016]; e “Entre a ínsula e a península. Subsídios para uma contextualização histórico-cultural do iberismo: o metropolismo de Mário Saa à luz do hispanismo de António Sardinha e da ibericidade de Fernando Pessoa” [Iberismo e identidade cultural ibérica, 2018].

No âmbito da colaboração com o Centre de Recherches Interdisciplinaires sur les Mondes Ibériques Contemporains [Université Paris-Sorbonne], desenvolveu dois projetos de investigação: “Aquela espécie de mulheres que estão sempre na margem daquilo a que pertencem: o caso de Judith Teixeira” [Femmes oubliées dans les arts et les lettres au Portugal, 2015]; e “Qualquer coisa de intermédio. Da estesia à astenia: o sono abúlico, a morte e outras derivas intertextuais na poesia de Mário de Sá-Carneiro” [Paris, Mário de Sá-Carneiro et les autres, 2016].

Enquanto membro da Asociación Latinoamericana de Literatura y Teología, desenvolveu dois projetos: “Un modo de amarte dentro del tiempo. Sobre la nostalgia de dios en la poesía de Daniel Faria” [El amado en el amante: figuras, textos y estilos del amor hecho historia — Pontificia Universidad Católica Argentina / Buenos Aires, 2016]; “No princípio era a ilha: eutopia, distopia e outros deslocamentos da temporalidade em ‘Os dias contados’ de José Tolentino Mendonça” [Teopoética: Mística e Poesia — Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, 2018].


Outros projetos, desenvolvidos no âmbito da atividade da Cátedra Poesia e Transcendência, entre 2017 e 2019: “A vida é um simulacro. Leituras de ‘Húmus’ de Raul Brandão e de ‘Grito’ de Rui Nunes” [no contexto do centenário da publicação de ‘Húmus’, de Raul Brandão — 2017]; “O onirismo místico de Dalila Pereira da Costa em ‘Encontro na Noite'” [no centenário do nascimento de Dalila Pereira da Costa, 2018]; “Vestigia Dei. Uma leitura teotopológica da literatura portuguesa” [nos 40 anos da morte de Ruy Belo, 2018]; “‘No tempo divido’. Mistagogia da temporalidade na poesia de Sophia” [no centenário do nascimento de Sophia de Mello Breyner Andresen, 2019]; “Ofício de morrer. O corpo e a morte na poesia de Daniel Faria – um tríptico para o desdobramento da imolação” [nos 20 anos da morte de Daniel Faria, 2019]; e “Saudades do Céu. Sobre o rumor da transcendência na poesia de Guilherme de Faria” [2019].