PÓS-DOUTORAMENTO
Desenvolveu, entre 2015 e 2016, um projeto de pós-doutoramento em Literatura e Filosofia na Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Católica Portuguesa [Braga], sobre o tema: «Acerca do desterro: hermenêutica literária e arqueologia cultural. Interrogações sobre a condição humana e a questão de Deus na poesia portuguesa desde o romantismo: teias contextuais, intertextuais e intratextuais», sob orientação do Prof. Doutor João Manuel Duque e do Prof. Doutor Mário Garcia.

DOUTORAMENTO
Em janeiro de 2012 defendeu a dissertação de doutoramento em Literaturas e Culturas Românicas: «Os versos de luz por escrever. Vida e obra de Guilherme de Faria», na Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Trabalhou sob orientação da Prof.ª Doutora Maria João Reynaud, na condição de bolseiro da FCT. Foram arguentes das provas de doutoramento o Prof. Doutor José Carlos Seabra Pereira e o Prof. Doutor António Cândido Franco. Foi aprovado com distinção por unanimidade.

MESTRADO
Em junho de 2002 obteve o grau de mestre em Filosofia Medieval na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, onde defendeu a dissertação «A guerra justa em Álvaro Pais. Contributo para a reflexão sobre a guerra justa no contexto da ética teológica cristã», sob orientação do Prof. Doutor Mário Santiago de Carvalho e coordenação da Prof.ª Doutora Maria Cândida Pacheco.

LICENCIATURA
Entre 1994 e 2000, estudou Teologia no Centro Regional do Porto da Universidade Católica, onde defendeu a dissertação de licenciatura: «Teixeira de Pascoaes: Saudosismo e Escatologia» [julho de 2000], sob orientação do Prof. Doutor Ângelo Alves.